28/07/2011

Somália: fome desvatadora e ausência de Estado

O administrador apostólico de Mogadíscio, capital da Somália, considera que o plano para combater a fome no país deve ser acompanhado pela reforma do Estado.

“Não quero que o caminho que se iniciou para fazer face à urgência humanitária, necessário para salvar milhões de pessoas, esconda o problema de fundo, que é a falta de estruturas estatais”, declarou o bispo italiano D. Giorgio Bertin à Agência Fides.

O prelado considera que é essencial resolver o problema da “ausência do Estado” na Somália, posição que manifestou há cerca de três semanas a alguns dirigentes do país, a quem acusou de privilegiarem “o interesse pessoal, da família ou do clã” e de terem sido incapazes de construir uma “liderança capaz de reconstruir as estruturas estatais”.

Uma das fações do movimento islamista Shabab, que se opõe ao Governo de Mogadíscio, considera que a urgência humanitária é ampliada pela ONU, disfarçando a vontade de interferir nos assuntos somalis.

O bispo do Djibuti explica que entre aquele grupo há várias fações: “A que fez uma declaração em favor do regresso das organizações não governamentais está mais próxima dos clãs e dá-se conta que a população morre de fome”.

“Há também uma outra componente, mais radical, ligada a um determinado contexto internacional, a quem provavelmente não importa nada desta tragédia”, refere D. Giorgio Bertin, acrescentando que os Shabab não estão unidos, ainda “que dêem a impressão de representar um movimento unitário”.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) convocou para esta segunda-feira uma reunião de emergência em Roma com o objetivo de procurar soluções para a seca no Corno de África.

O diretor da FAO, Jacques Diouf, sublinhou que a "situação catastrófica” exige ajuda internacional “massiva e urgente", tendo afirmado que a organização precisa de 1,1 milhões euros nos próximos 12 meses e 210 milhões nos 60 dias seguintes para responder às emergências.

A situação de seca no Corno de África, a pior dos últimos 60 anos, é crítica, sobretudo no sul da Somália, onde a ONU já declarou o estado de fome em duas regiões (Bakool e Lower Shabelle), mas também no Quénia, Etiópia, Djibuti, Sudão e Uganda.

Só na Somália, onde a crise é agravada por 20 anos de guerra civil, cerca de 780 mil crianças correm perigo de morrer de fome se não receberem ajuda com urgência, segundo um alerta do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

A elevação dos preços alimentares causou a pobreza a 44 milhões de pessoas desde Junho de 2010, indica aquela instituição financeira.

fonte: http://www.radiovaticana.org/por/Articolo.asp?c=507375

V Formação: Qual o valor da oração

Pe. Paulo Ricardo

25/07/2011

O fruto da juventude abandonada

Por Graça Dantas

            

A morte da jovem cantora Amy Winehouse para muitos é apenas uma tragédia, mas na verdade não deixa de traduzir o abandono dos jovens à ideologias que ficam à margem da sociedade. O que quero dizer com isto? Será que a falta de em quem se espelhar, em que acreditar, não faz com que a maioria dos jovens caminhem como cegos em um tiroteio?

A falta de objetivo, a opção por sempre radicalizar, escandalizar, enfim, chamar a atenção para si, penso ser um grito por algo. Algo que seja mais verdadeiro e que não se encontra mais por aqui. Uma personalidade não corrupta que traduza como por exemplo a honestidade, a honra, o amor, a tolerância...

O mergulho no mundo das drogas, significa desespero, a esperança que foi enterrada. Ninguém busca o próprio mal, a não ser por não ter em que acreditar, por querer logo o fim.

Muitos jovens que conseguiram sair das drogas declararam que gostariam muito que seus pais não tivessem dado tanta liberdade! Isso mostra o caminho da falta de diálogo nas famílias. O diálogo e a tolerância, por ambas as partes faz muita diferença no final das contas.

Os que entendem o  'Não' como conservador e fóbico, precisam entender que o 'Não" é contra o descontrole.

Da droga para a lama (Veja 24/07/11)

(...)Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem. A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho.

Esses são os efeitos físicos mais visíveis causados pela uso de drogas pesadas, incluindo cocaína, heroína e metanfetamina – como você pode ver nas chocantes imagens abaixo.

viciado-drogas
 
Fotos com diferença de 7 anos


viciado-drogas4

Diferença de 3 anos


viciado-drogas10

Diferença de 4 anos




Diferença de 1 ano

 
E ainda indivíduos vão às ruas pedir a Legalização da maconha dizendo que 'só querem o direito de festejar'.
 
Reflexão:
Existe um provérbio que diz, "Não dê à sua água a mais ligeira abertura".

22/07/2011

Alerta à reforma da liturgia: a liturgia não é nossa, nós a recebemos da Igreja


200.000 argentinos dizem "Não" ao casamento homossexual

Em uma histórica mobilização, 200 mil argentinos vindos de todo o país se congregaram esta tarde em frente ao Congresso da Nação
200.000 diante do Congresso Nacional
para defender a família e o matrimônio como a união entre homem e mulher perante as tentativas de legalizar o “matrimônio” entre pessoas do mesmo sexo e conceder a estes casais o direito à adoção de crianças., informou ACI Digital.
A poucas horas de que o Senado trate um polêmico projeto de reforma do Código Civil sobre este tema, já aprovado pela Câmara Inferior, os manifestantes se dedicaram a proclamar o valor do matrimônio e a necessidade de proteger a família.
Conforme informou a agência católica AICA, “os organizadores destacaram o caráter pacífico da manifestação cidadã.
“Só houve ordens positivas em favor do matrimônio homem-mulher, bandeiras argentinas, e uma frase em comum: ‘Salvemos a família’.
“A cor laranja identificou os manifestantes, em sua maioria famílias com filhos, estudantes e representantes de movimentos eclesiais”.
Um dos momentos culminantes foi o ingresso à praça de uma bandeira nacional de 200 metros.
Não ao "casamento homossexual" em Córdoba, centro do país
Ela foi trazida especialmente desde Rosário, aos gritos de “Argentina, Argentina!”.
Manifestações semelhantes vêm acontecendo em todo o imenso território argentino
Alguns grupúsculos de militantes homossexuais tentaram um “ruidazo” no Obelisco. O local é de muita circulação por causa de casas e cinemas noturnos.
Segundo a imprensa portenha teriam se aproximado ao ato perto de 300 pessoas.
O ato teve caráter escandaloso e provocativo, porém teve sirviu para patentear a espantosa desproporção entre os postuladores do aberrante “casamento” e os defensores da família bem constituída.
Infelizmente essa desproporção não se reproduz — como seria normal numa democracia — no recinto dos deputados e senadores. Antes bem prevalece o contrário.
A decalagem entre os desejos do povo representado e seus representantes ameaça fazer passar o “casamento” indesejado pela maioria dos argentinos.


Mobilização em Nova York pelo casamento tradicional

As recentes campanhas públicas e manifestações de rua – pelo casamento tradicional -, promovidas pela TFP americana em diversas cidades do Estado de Nova York, foram acolhidas pela esmagadora maioria da população com aplausos, “honks” (buzinas) e até colaborações.
A TFP americana, com seus estandartes rubros marcados com o leão dourado e o lema: Tradition, Family, Property e as conhecidas capas rubras – uma idealizão do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em meados dos anos 60, em São Paulo, que tornou legendária a TFP brasileira – têm atuado ultimamente em alguns Estados americanos tonificando a reação popular contra o chamado “casamento homossexual”.
Nos cruzamentos de movimentadas avenidas utilizaram-se cartazes com os já populares “Honk for Traditional Marriage“. “Buzine, em favor do casamento tradicional” era a atitude concreta mais razoável a se pedir a um motorista na rodovia. A aceitação só veio a comprovar o acerto deste método de propaganda e a adesão da população. Faz parte da campanha a distribuição de um folheto ‘10 razões…” para embasar o solidificar o conceito de familia tradicional bem como a rejeição do “same sex marriage”.
Os homossexuais deixaram cair a máscara. Apesar de serem notória minoria na população, os homossexuais reagem com insultos e agressões. Os vídeos das recentes campanhas aí estão para atestar a violência com que se mostram desde já. Basta acessar o link. (Mais)….
Uma pergunta, um alerta. O que fará o movimento homossexual se algum dia conseguirem – através de artifícios na legislação – tomarem o poder? A amostragem nas recentes campanhas da TFP bem indicam a ditadura homossexual que se pretende estabelecer tanto nos EUA quanto em nosso Brasil.
Alerta, brasileiros. A máscara já caiu.


Eles podem fazer manifestações, mas quem quer o direito da família e da moral não??? 


fonte: http://www.ipco.org.br/home/noticias/homossexuais-deixam-cair-a-mascara#more-9154

21/07/2011

Feliz dia do Amigo

Ontem comemoramos, aqui no Brasil, o dia do Amigo. Para todos nossos leitores, o muito obrigado por suas visitas e em especial, aos nossos amigos nos Estados Unidos, que todos os dias marcam presença com suas visitas online.

IV Formação: A importância da devoção à Nossa Senhora

Pe. Paulo Ricardo

20/07/2011

O Padre que coloca sua lâmpada em cima do alqueire


Conseguir que uma comunidade de pessoas deficientes passassem a morar num prédio confiscado à temida máfia italiana, a Ndrangheta, foi uma prova de amor e coragem do Padre Giacomo Panizza.

Com o edifício localizado em uma estrada onde moram as principais famílias da máfia, foi motivo de muitas ameaças e dificuldades em conseguir mão-de-obra para reformas: “Ninguém queria fazê-las”, lembra o religioso, que foi ameaçado e sabotado durante estes anos. “Disseram que iam fazer explodir a casa com todos nós dentro”, relata Nunzia Coppedé, uma das moradoras da comunidade.

Neste local eram realizados tráfico de drogas e jogos milionários para lavagem de dinheiro. Após adotar uma política para uso de bens confiscados aos mafiosos, o Governo Italiano faz questão de que estes bens sejam utilizados para mostrar a população que o Estado é mais forte que a máfia.


Dom Panizza conta com o apoio da polícia, onde abriga seis paraplégicos que vivem como uma só família. O edifício também abriga outras organizações não governamentais, um banco ético e uma cooperativa agrícola.

“O mais belo de tudo é que o consegui ao lado de pessoas muito frágeis, em cadeiras de rodas, desarmadas, pequenas e sem títulos, que se revelaram mais fortes entre os fortes”, comenta o Padre.

Este é um dos exemplos da igreja viva de Nosso Senhor Jesus Cristo. Padres que não tem medo de se comprometer com o corpo de Cristo. Que sobem nos telhados para dizer a verdade; que colocam a sua luz em cima da mesa e não em baixo dela, para não chamar atenção. A igreja verdadeira  combate o mal na simplicidade, e o denuncia, mesmo que os assuntos sejam polêmicos. Isto é não fugir quando o lobo aparece para atacar as ovelhas!

Música: Glórias da Virgem

Fraternidade Toca de Assis

18/07/2011

S.O.S Somália - Desolação no leste da África


QUÊNIA - “Faduma Sakow Abdullahi tentou escapar da fome na Somália seguindo com seus cinco filhos até um campo de refugiados no Quênia em uma jornada de mais de um mês de duração. Quando faltava apenas um dia para essa família somali alcançar seu destino, a filha de 4 anos e o filho de 5 de Faduma sucumbiram ao cansaço e à fome. Primeiro, essa viúva de 29 anos de idade pensou que os dois filhos estavam dormindo depois de uma breve parada para descanso. Para seu desespero, estava enganada. Ela teve de deixar os corpos dos dois filhos mortos embaixo de uma árvore para poder seguir adiante com seu bebê de colo e seus outros dois filhos, um de 2 e uma de 3 anos de idade. No trajeto, ela contou ter visto mais de 20 crianças mortas ou inconscientes deixadas a beira do caminho. No fim, um carro que passava pela estrada resgatou Faduma e os três filhos que sobreviveram a uma caminhada longa, perigosa e que poderia ter acabado em mais mortes. 'Nunca imaginei que fosse viver para ver esse horror', diz Faduma". (Jornal do Commércio, 17/07/11, Internacional,23.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar imediata na Etiópia, segundo o governo deste território. A Unicef, considera que esta é “a mais grave emergência humanitária em andamento no mundo”.

As agências humanitárias presentes no leste da África advertem que os efeitos serão catastróficos se a ajuda não chegar. O campo de refugiados foi projetado para socorrer 90 mil pessoas, porém o número já passa de 440 mil. As agências da ONU precisam de US$ 1,6 bilhão para os programas de ajuda, mas até agora receberam apenas metade desse valor.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, diz que o chamado chifre da África está diante da pior seca em mais de meio século, e precisam de ajuda emergencial para que permaneçam vivos, em curto prazo.

Da mesma forma que crianças são abandonas à beira das estradas depois de seus pais terem morrido no caminho, também muitos idosos sem condições de continuarem a jornada são encontrados pedindo socorro.

Para ajuda financeira entrar nos sites:


ONU: http://one.wfp.org/portuguese/

Telefone do escritório do PAM (Programa Mundial de Alimentos): (Roma) +39-06-6513 2628


Projeto de lei contra a desvalorização da mulher na música

Por Graça Dantas

Um projeto assinado por 11 deputadas do Estado da Bahia e com apoio de 20 parlamentares, propõe que o poder público seja proibido de contratar artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento.

A iniciativa é uma ofensiva contra as letras e danças do pagode baiano, gênero bastante popular no Estado. “Isso é um horror”, afirma a deputada Luiza Maia (PT). “Precisamos criar uma consciência na sociedade para que as pessoas repudiem esse tipo de arte. As mulheres não devem dançar ‘dando a patinha’ como diz um dos hits do pagode”, diz.

Ela se refere à música Me dá a patinha, do grupo Black Style, cuja letra diz: “Ela é uma cadela/ Joga a patinha pra cima/ Me dá, sua cachorrinha”. Outra música da banda diz que “mulher é igual a lata, um chuta outro cata”.

Professor e antropólogo da UFBA, Roberto Albergaria, que estuda a música baiana, critica o projeto de lei. “É uma idéia estúpida e preconceituosa. A deputada não entendeu como essas músicas são recebidas pelo povo. Elas são machistas, como a sociedade também é. Mas as mulheres que ouvem pegam essas letras, retorcem e fazem uma leitura irônica delas”, afirma.

Diante do que é oferecido aos cidadãos brasileiros pela mídia, se não há um questionamento ou uso da reflexão, acontece um certo retardamento cultural, tanto em relação à questão da educação num sentido geral, quanto em relação ao nível de intelecto. Porém, críticas feitas ao projeto de lei desta deputada baiana, mostram que não existe preocupação com este tipo de desenvolvimento. Basta que o produto cultural faça sucesso, para ser bom à sociedade.

Desenvolvimento não se refere apenas à parte econômica, mas também como o grupo ou sociedade vive culturalmente. Como o exemplo aqui citado, músicas promíscuas, retratam o comportamento da juventude, que é induzida pela mídia, por não terem incentivo à uma cultura que trabalhe o uso da razão e do intelecto, mais questionadora, menos passiva e relativista à tudo que lhe é oferecido e imposto como moda.

À saber, segundo o dicionário Aurélio:

Ética: estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

Moral: Conjunto de regras de condutas ou hábitos julgados válidos.

fonte: Jornal do Commércio, 17/07/11, Brasil,11. Investida contra a baixaria na música.

III Formação: Fidelidade ao Santo Padre

Pe. Paulo Ricardo

13/07/2011

Santo Padre fala do santo mistério na Missa, e pede que não haja palmas


(...)"Em respeito destes Divinos Mistérios que estamos celebrando em comunhão com Sua Santidade o Papa Bento XVI, recolhamo-nos em silêncio orante. Portanto, não se aplauda mais, nem sequer durante a homilia, e não se usem bandeiras, nem cartazes."

Faz necessário lembrar aos modernos e proguessistas a Santa Missa é renovação incruenta do sacríficio da cruz. Nosso culto perpassa a imolação do Cordeiro de Deus. Sacrifício em expiação dos pecados. Adoração a majestadde altíssima do Senhor. Ação de graças pela bondade e amor que Deus nos deposita. Oferta agradável para aplacar a justiça divina. A humanidade e o mundo inteiro definharia sem a Santa Missa.(...)

Como Nossa Senhora estava aos pés da Cruz no calvário, em silêncio, sofrendo com Cristo, compenetrada no santo mistério, devemos nós também estar ao participar da Santa Missa. O sentido deve ser de penitência e sacrifício. Sabemos que Cristo ressuscitou mas a celebração da Missa é a renovação do Sacrifício de Cristo pela humanidade, e não devemos ter medo do sofrimento mas saber aproveitá-lo por Cristo, com Cristo e em por Cristo!
 
fonte: http://meu-ceu-na-terra.blogspot.com/

A legalização do aborto, a união gay e lei de homofobia, está tudo planejado no Decreto assinado pelo Ex-Presidente Lula



A promessa do Presidente Lula no seu Programa Nacional de Direitos Humanos.

(Por Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz) – Adão e Eva podiam comer de todas as árvores do jardim. A única proibição era que eles decidissem por si mesmos o que é bem e o que é mal (Gn 2.16-17).

A serpente enganou o primeiro casal dizendo que a felicidade deles estaria em desobedecer a Deus. Comendo do fruto proibido, eles estariam agindo “como deuses, versados no bem e no mal” (Gn 3.5). Ser livre para satisfazer os próprios caprichos, sem se importar com as leis que o Criador inscreveu na natureza: eis a libertação do homem!

Todos nós conhecemos as tristes consequências dessa rebelião contra Deus, dessa reivindicação de uma falsa autonomia diante do Criador.

* * *

No dia 21 de dezembro de 2009, às vésperas da Solenidade do Natal do Senhor, o presidente Lula presenteou os brasileiros com o Decreto 7037/2009[1], que aprovou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Ao povo foi oferecido o direito de agir ignorando a Deus e não se importando com as leis naturais.

“Não matarás” (Ex 20.13)

Segundo Lula, seremos felizes não se respeitarmos a vida, mas se tivermos o direito de matar. Por isso o governo pretende “apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos” (Eixo orientador IV, diretriz 9, objetivo estratégico III ação programática g).

Usando a inverdade de que existem casos em que o aborto é “legal” no Brasil, o Estado já vem financiando sua prática em nossos hospitais. É desejo do governo “implementar mecanismos de monitoramento dos serviços de atendimento ao aborto legalmente autorizado (sic), garantindo seu cumprimento e facilidade de acesso” (Eixo Orientador IV, diretriz 17, objetivo estratégico II, ação programática g).

“Homem e mulher os criou” (Gn 1.27)

Segundo Lula, a complementaridade natural dos sexos não precisa ser respeitada. Essa lei, segundo a qual somente um homem e uma mulher podem casar-se entre si, é apelidada de “heteronormatividade”. O governo se propõe “desconstruir” essa regra, reconhecendo novas formas de família. Pretende “reconhecer e incluir nos sistemas de informação do serviço público todas as configurações familiares (sic) constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com base na desconstrução da heteronormatividade (sic)” (Eixo orientador III, diretriz 10, objetivo estratégico V, ação programática d). Pretende ainda “apoiar projeto de lei que disponha sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo” e “promover ações voltadas à garantia do direito de adoção por casais homoafetivos” (Idem, ações programáticas b, c).

Tão grande é a autonomia proposta pelo governo, que ninguém deve ser obrigado sequer a aceitar o próprio sexo. Quem estiver insatisfeito, pode ir ao SUS a fim de fazer uma cirurgia “transexualizadora”. O decreto promete “garantir o acompanhamento multiprofissional a pessoas transexuais que fazem parte do processo transexualizador no Sistema Único de Saúde e de suas famílias” (Eixo orientador III, diretriz 7, objetivo estratégico IV, ação programática p).

“Não cometerás adultério” (Ex 20,14)

Em matéria sexual, o governo oferece a felicidade através da liberdade. Todos devem ter direito à “livre orientação sexual” (Eixo orientador III, diretriz 10, objetivo estratégico V). Não deve haver liberdade, porém, para se opor ao homossexualismo. Essa conduta, apelidada de “homofobia”, deve ser combatida pelo Estado. Para isso, o governo pretende “fomentar a criação de redes de proteção dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), principalmente a partir do apoio à implementação de Centros de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (sic) e de núcleos de pesquisa e promoção da cidadania daquele segmento em universidades públicas” (Eixo orientador III, diretriz 10, objetivo estratégico V, ação programática g).

A prostituição não deve ser combatida, mas reconhecida como uma profissão. Segundo o governo, é preciso “garantir os direitos trabalhistas e previdenciários de profissionais do sexo por meio da regulamentação de sua profissão” (Eixo Orientador III, diretriz 7, objetivo estratégico VI, ação programática n). Pretende-se ainda quebrar a imagem negativa das mulheres prostitutas: “realizar campanhas e ações educativas para desconstruir os estereótipos relativos às profissionais do sexo” (Eixo orientador III, diretriz 9, objetivo estratégico III, ação programática h).

“Não roubarás” (Ex 20.15)

Um dos grandes entraves do governo petista em seu apoio às invasões de terra é a ação de reintegração de posse. Por esse meio processual, o proprietário tem restituído o direito à posse de que havia sido privado pelo invasor. O decreto do presidente Lula dá a entender que se pretende dificultar o cumprimento dessas ordens judiciais: “propor projeto de lei voltado a regulamentar o cumprimento de mandados de reintegração de posse ou correlatos, garantindo a observância do respeito aos Direitos Humanos” (Eixo orientador IV, diretriz 17, objetivo estratégico VI, ação programática b). De fato, se invadir propriedade privada é um direito humano, é lógico que o governo queira mudar a lei para garantir o exercício desse direito.

“Amarás o Senhor teu Deus” (Dt 6.4)

Se, conforme pensa o governo, Deus é inimigo do homem por cercear sua liberdade, é necessário expulsar a Deus. Por isso o decreto prevê “desenvolver mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União” (Eixo orientador III, diretriz 10, objetivo estratégico VI ,ação programática c). A preocupação de Lula é compreensível: a presença de um crucifixo nos prédios dos Ministérios, do Congresso Nacional e dos Tribunais é incômoda para os que pretendem condenar inocentes à morte.

* * *
Como ocorreu no jardim do Éden, as promessas de Lula são ilusórias. O convite à liberdade esconde uma dura escravidão.

Se, por exemplo, são direitos humanos o aborto, o homossexualismo e a prostituição, o governo pretende punir os que ousarem falar contra esses “direitos”. O decreto prevê diversas penalidades para os meios de comunicação social que contrariarem sua ideologia: “propor a criação de marco legal regulamentando o art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados, como condição para sua outorga e renovação, prevendo penalidades administrativas como advertência, multa, suspensão da programação e cassação, de acordo com a gravidade das violações praticadas” (Eixo Orientador V, diretriz 22, objetivo estratégico I, ação programática a).

Como se vê, estamos às portas de uma ditadura.

Quem assinou o decreto?

O decreto 7037/2009 traz a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus ministros. Entre eles figura Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República.

Conclusão de tudo isso: um cristão não pode votar no Partido dos Trabalhadores.

Anápolis, 11 de fevereiro de 2010

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

Presidente do Pró-Vida de Anápolis



11/07/2011

Dia de São Bento

     

São Bento nasceu na pequena cidade de Norcia, no ano 480 d.C. e foi considerado o patriarca do monaquismo ocidental porque foi o principal legislador, reformador e unificador. Foi mandado pelos pais à Roma, porém, temendo de perverter-se em contacto dos maus exemplos dos seus companheiros, se retirou em solidão antes à Enfide, cidade em Sabina, e depois perto de Subiaco onde um monje, Romano, o revestiu da veste religiosa.

Os monjes de Vicovaro, à morte do abate, o convidaram a assumir a direção da comunidade. Não conseguiu, porém, reconduzir esta comunidade a uma vida mais regular, voltou para solidão, a uma vida eremítica. Construiu doze pequenos mosteiros que com o passar do tempo foram todos destruídos, com exceção do atual mosteiro de Santa Escolástica.

Em Subiaco começou a estender a sua Regula em latim vulgar, conforme a exigência espiritual e material dos leigos que queriam te-lo como guia.

Bento se estabeleceu sobre o monte acima da planície do vale do Liri; abateu os altares das falsas divinidades, cortou os bosques sagrados e com assídua predicação conversava com os roçeiros que eram ainda pagãos. A fama de santidade de S. Bento e de virtude dos seus seguazes logo fez célebre o cenóbio, que recebeu grandes donações do patricio Tertullo e da Gesulfo. Sobre o monte foi um contínuo vai e vem de pobres pessoas para pedir ao taumaturgo ajuda e proteção; de eclesiásticos para pedir conselhos ao santo; de potentes do século, para pedir sábios ensinamentos.

S. Bento foi em várias maneiras tentado pelo diabo e sempre saiu vitorioso. Exortava a fazer o sinal da cruz no coração para ser liberados das sugestões diabólicas.

Com este sinal de salvação, S. Bento se liberou do veneno que alguns maus monjes lhe ofereceram em um recipiente de vidro que continha a mortal bebida. Bento levantou a mão e fez o sinal da cruz. O santo sinal reduziu em pedaços aquele vaso de morte, como se no lugar de uma benção, tivesse sido atirada uma pedra. O episódio, segundo o raconto de S. Gregorio Magno, inspirou as palavras do exorcismo referidas à bebida que é oferecida pelo maligno, assim como a proteção atribuida ao sinal da cruz.

São Bento usava com freqüência o sinal da cruz. Utilizava como forma de proteção, salvação e afirmação da vida e obra de Jesus. Em cada parede dos mosteiros mandava colocar uma cruz.

No século XVII, em Nattenberg, na Baviera, algumas mulheres acusadas de bruxaria afirmaram não ter conseguido sucesso em atingir o mosteiro beneditino de Metten. Ao ser investigado o fato, constatou-se que em seu interior estavam marcadas as paredes com diversas cruzes com algumas siglas misteriosas. Após alguns anos e mais pesquisas em bibliotecas e somente no século XX o mistério foi desvendado.








 
Explicações das iniciais presentes sobre a Medalha de São Bento:


C. S. P. B.


Crux Sancti Patris Benedicti


Cruz do Santo Pai Bento

C. S. S. M. L.


Crux Sacra Sit Mihi Lux


A Cruz Sagrada seja minha Luz

N. D. S. M. D.


Non draco sit mihi dux


Não seja o dragão meu guia.

V. R. S.


Vadre Retro satana


Retira-te, satanás!

N. S. M. V.


Non Suade Mihi Vana


Não me aconselhes coisas vãs.

S. M. Q. L.


Sunt Mala Quae Libas


É mau o que tu me ofereces,

I.V. B.


Ipsa Venena Bibas


bebe tu mesmo teu veneno



fontes: http://digilander.libero.it/rexur/benedetto/porto/biografia.htm
http://www.conchiglia.us/portugal/pt_extra/pt_croce_san_benedetto.htm

                                        







10/07/2011

Campanha para o ANO MARIANO: Caminhemos à passos largos



300 ANOS DO TRATADO DA VERDADEIRA
 DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA!

I Formação: o por quê do Ministério Papal

Padre Paulo Ricardo: Pedro e o primado papal

Formação sobre dependência química nº 2, por Moisés Rocha

Moisés Rocha, fundador da Missão
Resgate - filhos de João Batista

O QUE É UM USUÁRIO?

-É o processo inicial da pessoa que descobriu no vício uma forma de suprir este vazio. A pessoa ainda não se comprometeu com o vício, realmente ela para quando quiser, o problema é que ela não quer parar porque o seu psíquico está preso a este vício até que apareça algo que dê a ela mais do que o vício esteja dando para o seu conforto interior.

O vício é ainda um remédio momentâneo importante para ela que não quer encarar a realidade de “cara limpa” e nem de cabeça erguida. A pessoa acha que está mais aliviada assim e ela nem sabe que está arrumando um grande problema para si e para os que vivem a sua volta.

A pessoa ainda concilia o vício com as atividades da vida comum (ex: há pessoas que bebem e usam drogas por um tempo sem mudar o seu cotidiano e, às vezes, ninguém por este período vai saber. )

Enquanto tiver neste estágio, é mais “fácil” parar, é mais fácil de ajudar, orações são bem vindas, não precisa de internação, há pessoas que mudam até sem grupo e reuniões de apoio, há pessoas que mudam na Igreja, em grupo de jovens, em uma palestra , um conselho o faz refletir etc.

Observação: Todo usuário que não se tratar, se tornará dependente químico em breve !

- E a segunda atuação da dependência química é física: Se já não bastasse tantos problemas que ela não resolveu com o vício e tantos outros que ela causou já nesta primeira etapa com o vício, agora o seu corpo acostumou com a substância, e a pessoa passa a ter o que chamamos de “fissura”. NESTE ESTÁGIO A PESSOA É UM DEPENDENTE QUÍMICO!!!


O QUE É UM DEPENDENTE QUÍMICO?

- É um nível a mais no uso e abuso da substância. A pessoa já se comprometeu no campo psíquico e agora também no campo físico. O vício é quem dita as regras na vida dela, e quando o corpo pedir, tem que usar!!!

- A pessoa não consegue mais permanecer no vício sem se chocar com a a realidade. Isso porque :

1- Muda toda rotina de horários, alimentação, trabalho, rendimento, raciocínio, responsabilidade etc

2- Muda todos os comportamentos, passando a ter impaciência, intolerância, agressividade, irresponsabilidade, mudança no humor e no caráter etc..

Neste estágio, aparecem as doenças, os pequenos ou grandes crimes devido a necessidade de sustentação do vício ou decorrentes do uso do vício, daí vem as perdas, as separações, brigas, baixa estima, depressão (coisa que a maioria deles acabam entrando).

Quando a pessoa tiver neste estágio é muito mais complicado sair. Também é muito difícil ajudar sendo que não é qualquer pessoa que consegue fazer isso. Orações somente não adiantam mais, ele precisa de grupo e reuniões de ajuda, na maioria dos casos é somente internação, o conselho não adianta mais.

A pessoa pode passar de usuário a dependente químico, a qualquer momento. Isso depende de qual produto ela utiliza; há quanto tempo ela utiliza; a quantidade que ela utiliza; o número de vezes utilizado e também consta o fator resistência emocional e físico.

UM GRANDE PROBLEMA DO DEPENDENTE QUÍMICO NÃO É O VÍCIO, MAS O “PACOTE “ DE DEFEITOS DE CARÁTER QUE VEM JUNTO.

 

Cada produto, cada substância , tem uma atuação, produz um efeito e gera fissura e dependência por um determinado momento. O problema não está tão somente no produto, que em determinados dias, semanas ou pouquíssimos meses deixam o dependente livre. O problema maior é que o “pacote" listado abaixo, contraído pelo vício, a pessoa vai ter que trabalhar nele a vida inteira e são estes itens que a levarão de volta para as drogas ou não permitirão que ela saia.
Todo dependente químico assumiu no caráter, junto com a dependência química:

- O grande excesso de mentiras;

- O imenso poder de manipulação;

- Comportamentos para chamar atenção (vou sumir, vou suicidar, lágrimas, escândalos etc);

- O extremismo da auto- piedade;

- O extremismo da arrogância;

- O orgulho de não querer ajuda;

- A facilidade de jogar um contra o outro. Cria divisão;

- Sempre haverá um fato que justifique seus erros;

- São espertos e querem a solução fácil e nas mãos. Imediatismo;

- Tudo tem que ser do jeito deles e na hora que eles querem. Centro de tudo;

- Entre outro...

(Na próxima formação, como tratar a dependência.)

Moisés Rocha é fundador da Comunidade Resgate, trabalha com acolhimento de dependentes químicos e é também um grande pregador da RCC. A missão fica em MG e os contatos podem ser feitos pelo fone:  (0x31)3772-4049 / 3771-9200, email: resgatejoaobatista@ig.com.br