10/06/2011

Formação sobre dependência química nº1, por Moisés Rocha

Dependência de Origem Ocasional.


Moisés Rocha, fundador da Comunidade
Resgate João Batista


*A Ciência já declarou que : “Dependência química é uma Patologia do Espírito”

(Um vazio, uma dor que em alguma ocasião foi gerada na Alma)

- A pessoa procura suprir este vazio com a droga ou com o alcoolismo; mas há pessoas que tentam suprir com : Tabagismo, Comida (radicalizando em nível acima - obesidade ou em nível – abaixo- anorexia). Outros buscam em Jogos, Compras, Sexo, etc, e os cristãos suprem estes vazios na espiritualidade!!!! Isso significa que a família praticante da religião tem menos probabilidade de ter um dependente químico em casa.

- Para este processo de sedução ao vício, existe um Sistema Integrado a ele: musicas, sexualidade, moda, mídia, cultura, estilos, etc... Daí a importância de um trabalho de prevenção muito mais do que recuperação ou repressão. Mas não é uma prevenção voltada por fazê-los conhecer os produtos e os males porque isso não funciona, está ultrapassado, visto não estarmos mais na era da “Dependência Experimental” ( pessoas que entram no vicio por inocência ou curiosidade) , mas uma prevenção voltada para a Dependência Ocasional. Para isso, temos que trabalhar contra o Sistema Iintegrado , e precisaremos atuar com espiritualidade, valores familiares, mídia digna, orientação sexual sadia, depoimentos, etc, para levar a pessoa a uma experiência que preencha o vazio.

*Estas ocasiões de dor que falamos acima, que são a porta de entrada para os vícios, podem ser:
Na gestação: Chamamos isso de traumas. Há pessoas que trazem na alma, a dor de uma rejeição, de uma situação mal vivenciada, por exemplo, e que paralisam em algum momento da vida quando revivenciam a mesma coisa em outra situação.

- Daí o sentimento de impotência e o vazio, que amanhã poderá ser buscado nas drogas o preenchimento.

Geradas ao longo da vida: Valores éticos e familiares deturpados, falta de uma estrutura humana, falta de religião, falta de carinho, afeto, amor; os maus exemplos gerados dentro da família, hereditariedade, rejeição, etc .

- Em um momento da vida, isso vai fazer falta, e a pessoa , consciente ou não, vai sofrer as conseqüências destes vazios, registrados pelo subconsciente ao longo da vida. Quando a pessoa for cobrada pela vida, ou se der por conta da limitação que tem nesta área, vai se deparar incompleta, aí entra o vício!!!!

Momentâneas: Uma morte, uma perda, um situação de desemprego, uma separação drástica, uma grande decepção, uma gravidez indesejada, uma notícia difícil repentina, uma humilhação, etc...
- Em um momento da vida, isso vai fazer falta, e a pessoa , consciente ou não, vai sofrer as conseqüências destes vazios, registrados pelo subconsciente ao longo da vida. Quando a pessoa for cobrada pela vida, ou se der por conta da limitação que tem nesta área, vai se deparar incompleta, aí entra o vício!!!!
- A pessoa não tem estrutura para lidar com estas coisas, e busca um apoio que na maioria das vezes não tem, daí encontra algum “ tapa buraco” ao longo do caminho e um deles pode ser o vício. Se percebe que a maioria das pessoas que atendemos , dependentes, são pessoas boas, as vezes até maravilhosas, e perguntamos : “ Como alguém assim pode entrar no vício?”, E daí já vem a resposta, ela não tem estrutura pra lidar com as situações, ela é fraca, medrosa, cheia de complexos, tem muito questionamento, etc, e estes são adjetivos ótimos para o pretendente à dependência química.

1- A primeira atuação da dependência química então, é a psíquica : O famoso “tapa buraco”. Uma Ocasião de dor, de vazio, atraiu esta pessoa ao vício como tentativa consciente ou inconsciente, de fuga ou de remédio interior, que obteve como porta de entrada, algum dos 3 itens acima. NESTE ESTÁGIO A PESSOA É SÓ USUÁRIO, AINDA NÃO É DEPENDENTE QUÍMICO!!!

 
Moisés Rocha é fundador da Comunidade Resgate, e um grande pregador da RCC. A missão fica em MG e os contatos podem ser feitos pelo fone:  (0x31)3772-4049 / 3771-9200
 
sagradocoracao.curado@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário