21/06/2011

21 de Junhho - Dia de São Luís Gonzaga


Luís Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568. Era filho mais velho do Marquês de Castiglione delle Stiviere, dom Ferrante Gonzaga, e da condessa Maria Tana de Santena. Como primogênito, deveria ser o sucessor e herdeiro do pai. Era de inteligência viva e aberta e de caráter ardente. Teve formação de príncipe - armas, estudos humanísticos, etiqueta e cortesia - e passou longos anos nas cortes italianas de Flôrença e Mântua e na espanhola de Madri.
Em em meio ao luxo, as honras e vaidades, as intrigas e ao poder levava uma vida de oração e praticava rigosamente penitência. Aos 10 anos, na igreja da Anunciação de Florença, consagrou-se a Deus com voto de castidade. Aos 12 recebeu a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu. Em sua permanência na Espanha sentiu-se inspirado, enquanto orava diante de Nossa Senhora do Bom conselho a se tornar jesuíta.
Seu pai, que depositava tanta esperança em um herdeiro dotado de inteligência, caráter e tino diplomático, opôs-se a seu pedido de entrar na companhia dos jesuítas. Durante quatro anos Luís manteve sua resolução diante das pressões do pai.
Tendo renunciado ao principado e vencido a resistência materna, em 1558 Luís ingressou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino. Tendo o pai falecido, e devido à problemas familiares São Luís teve de interromper sua formação religiosa. Retornando em 1591, houve uma peste na França chamada tifo se desecandeando até Roma, onde estudava teologia e dedicou-se aos serviços dos atingidos pela peste. Enfraquecido, falecendo aos 23 anos.
A profundide de vida interiror e a coragem em defesa da vocação, o alto conceito de castidade e a dedicação aos pobres e doentes são as marcas características de sua espiritualidade. Canonizado por Bento XIII em 1726, três anos mais tarde foi declarado padroeiro dos estudantes e patrono da juventude.
De caráter angelical fugia da vida mundana.

"Nada poderia me acontecer de mais penoso na vida que desistir da minha vocação... Preferia morrer mil vezes a renunciar a esta vontade de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário