29/06/2011

Existe vida além da internet


A jornalista Susan Maushart, nova iorquina, viveu o sonho de todos os pais modernos: desconectou os filhos adolescentes. Durante seis meses, ela desligou a internet, a televisão, os iPods, os celulares e os jogos de videogame. O brilho das telas deixou de iluminar a sala de estar. Os aparatos eletrônicos não soavam mais à noite como grilos maléficos. E ela deixou de levar o iPhone ao banheiro. O resultado do que Susan chama de experimento foi uma imersão na vida real.
Como Susan explica, em um livro publicado nos EUA e chamado The winter of our disconnect (O inverno de nossa dexconexão), ela e os filhos redescobriram prazeres simples, como jogos de tabuleiros, livros, jantares familiares e ouviram música juntos, em vez de cada um escutar suas próprias escolhas no iPod.
Seu filho Bill, um viciado em videogames, usou o tempo livre para tocar saxofone. Ele disse que "o experimento" foi meramente uma faísca e que voltaria à música mais cedo ou mais tarde. De qualquer modo, ele se dedicou tão seriamente ao saxofone que acabou vendendo o videogame e estuda música agora na universidade.
A filha mais velha de Susan, Anni, estava menos conectada e lia mais que os irmãos, portanto sua transição foi mais fácil. Quando necessitava de computadores para fazer tarefas escolares, ela se dirigia à biblioteca. Até agora, ela passa um tempo grande sem se conectar ao Facebook.
A filha mais nova, Sussy, foi a que teve mais dificuldades. A privação eletrônica, no entanto, teve impacto de várias formas: as notas de Sussy melhoraram. Susan escreve que os filhos "despertaram do estado de interrupção cognitiva que havia caracterizado muitas de suas horas de vigília e voltaram a ser melhores pensadores".
Susan considera que viver totalmente desconectado por seis meses não é algo realista para a maioria, mas recomenda que as famílias se desconectem periodicamente. "Uma forma de fazê-lo é estabelecer um dia na semana sem telas. Não como castigo, mas como algo especial", diz.

fonte: Jornal do Commércio, 22/06/11, tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário