14/06/2011

Notícia sobre blogueira gay raptada é mentira

Por Graça Dantas

Uma notícia falsa circulou na internet sobre uma jovem que possui o blog "Garota Gay em Damasco", na qual a suposta família da blogueira estaria fazendo uma denúncia de sequestro, e que seria uma repressão do Governo Sírio à atitude da jovem em fazer denúncias em seu blog.
Mas na verdade a moça nem sequer existe, se trata de um norte-americano que criou toda uma história para fazer críticas políticas e sociais ao Governo Sírio. Com o objetivo de repassar o que vive uma jovem lésbica na Síria.
Como muito bem colocou o jornalista Alberto Dines, no observatório da imprensa, o papel do jornalista é  ser questionador e averiguar antes de repassar as informações. Ainda mais agora em que tudo pode se transformar em homofobia.


Neste link, temos um exemplo de Portugal, dos canais que circularam, sem saber, a notícia falsa: http://pt.globalvoicesonline.org/2011/06/07/lesbica-siria-presa/


Nestes links, a informação verdadeira:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/06/12/americano-revela-ser-o-autor-do-blog-que-criou-mito-da-blogueira-lesbica-da-siria.jhtm


http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/bill-keller-e-um-cetico-midia-prefere-badaladores


http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/a-blogueira-lesbica-de-damasco-era-um-americano-de-meia-idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário