18/07/2011

S.O.S Somália - Desolação no leste da África


QUÊNIA - “Faduma Sakow Abdullahi tentou escapar da fome na Somália seguindo com seus cinco filhos até um campo de refugiados no Quênia em uma jornada de mais de um mês de duração. Quando faltava apenas um dia para essa família somali alcançar seu destino, a filha de 4 anos e o filho de 5 de Faduma sucumbiram ao cansaço e à fome. Primeiro, essa viúva de 29 anos de idade pensou que os dois filhos estavam dormindo depois de uma breve parada para descanso. Para seu desespero, estava enganada. Ela teve de deixar os corpos dos dois filhos mortos embaixo de uma árvore para poder seguir adiante com seu bebê de colo e seus outros dois filhos, um de 2 e uma de 3 anos de idade. No trajeto, ela contou ter visto mais de 20 crianças mortas ou inconscientes deixadas a beira do caminho. No fim, um carro que passava pela estrada resgatou Faduma e os três filhos que sobreviveram a uma caminhada longa, perigosa e que poderia ter acabado em mais mortes. 'Nunca imaginei que fosse viver para ver esse horror', diz Faduma". (Jornal do Commércio, 17/07/11, Internacional,23.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar imediata na Etiópia, segundo o governo deste território. A Unicef, considera que esta é “a mais grave emergência humanitária em andamento no mundo”.

As agências humanitárias presentes no leste da África advertem que os efeitos serão catastróficos se a ajuda não chegar. O campo de refugiados foi projetado para socorrer 90 mil pessoas, porém o número já passa de 440 mil. As agências da ONU precisam de US$ 1,6 bilhão para os programas de ajuda, mas até agora receberam apenas metade desse valor.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, diz que o chamado chifre da África está diante da pior seca em mais de meio século, e precisam de ajuda emergencial para que permaneçam vivos, em curto prazo.

Da mesma forma que crianças são abandonas à beira das estradas depois de seus pais terem morrido no caminho, também muitos idosos sem condições de continuarem a jornada são encontrados pedindo socorro.

Para ajuda financeira entrar nos sites:


ONU: http://one.wfp.org/portuguese/

Telefone do escritório do PAM (Programa Mundial de Alimentos): (Roma) +39-06-6513 2628


Nenhum comentário:

Postar um comentário