10/07/2011

Formação sobre dependência química nº 2, por Moisés Rocha

Moisés Rocha, fundador da Missão
Resgate - filhos de João Batista

O QUE É UM USUÁRIO?

-É o processo inicial da pessoa que descobriu no vício uma forma de suprir este vazio. A pessoa ainda não se comprometeu com o vício, realmente ela para quando quiser, o problema é que ela não quer parar porque o seu psíquico está preso a este vício até que apareça algo que dê a ela mais do que o vício esteja dando para o seu conforto interior.

O vício é ainda um remédio momentâneo importante para ela que não quer encarar a realidade de “cara limpa” e nem de cabeça erguida. A pessoa acha que está mais aliviada assim e ela nem sabe que está arrumando um grande problema para si e para os que vivem a sua volta.

A pessoa ainda concilia o vício com as atividades da vida comum (ex: há pessoas que bebem e usam drogas por um tempo sem mudar o seu cotidiano e, às vezes, ninguém por este período vai saber. )

Enquanto tiver neste estágio, é mais “fácil” parar, é mais fácil de ajudar, orações são bem vindas, não precisa de internação, há pessoas que mudam até sem grupo e reuniões de apoio, há pessoas que mudam na Igreja, em grupo de jovens, em uma palestra , um conselho o faz refletir etc.

Observação: Todo usuário que não se tratar, se tornará dependente químico em breve !

- E a segunda atuação da dependência química é física: Se já não bastasse tantos problemas que ela não resolveu com o vício e tantos outros que ela causou já nesta primeira etapa com o vício, agora o seu corpo acostumou com a substância, e a pessoa passa a ter o que chamamos de “fissura”. NESTE ESTÁGIO A PESSOA É UM DEPENDENTE QUÍMICO!!!


O QUE É UM DEPENDENTE QUÍMICO?

- É um nível a mais no uso e abuso da substância. A pessoa já se comprometeu no campo psíquico e agora também no campo físico. O vício é quem dita as regras na vida dela, e quando o corpo pedir, tem que usar!!!

- A pessoa não consegue mais permanecer no vício sem se chocar com a a realidade. Isso porque :

1- Muda toda rotina de horários, alimentação, trabalho, rendimento, raciocínio, responsabilidade etc

2- Muda todos os comportamentos, passando a ter impaciência, intolerância, agressividade, irresponsabilidade, mudança no humor e no caráter etc..

Neste estágio, aparecem as doenças, os pequenos ou grandes crimes devido a necessidade de sustentação do vício ou decorrentes do uso do vício, daí vem as perdas, as separações, brigas, baixa estima, depressão (coisa que a maioria deles acabam entrando).

Quando a pessoa tiver neste estágio é muito mais complicado sair. Também é muito difícil ajudar sendo que não é qualquer pessoa que consegue fazer isso. Orações somente não adiantam mais, ele precisa de grupo e reuniões de ajuda, na maioria dos casos é somente internação, o conselho não adianta mais.

A pessoa pode passar de usuário a dependente químico, a qualquer momento. Isso depende de qual produto ela utiliza; há quanto tempo ela utiliza; a quantidade que ela utiliza; o número de vezes utilizado e também consta o fator resistência emocional e físico.

UM GRANDE PROBLEMA DO DEPENDENTE QUÍMICO NÃO É O VÍCIO, MAS O “PACOTE “ DE DEFEITOS DE CARÁTER QUE VEM JUNTO.

 

Cada produto, cada substância , tem uma atuação, produz um efeito e gera fissura e dependência por um determinado momento. O problema não está tão somente no produto, que em determinados dias, semanas ou pouquíssimos meses deixam o dependente livre. O problema maior é que o “pacote" listado abaixo, contraído pelo vício, a pessoa vai ter que trabalhar nele a vida inteira e são estes itens que a levarão de volta para as drogas ou não permitirão que ela saia.
Todo dependente químico assumiu no caráter, junto com a dependência química:

- O grande excesso de mentiras;

- O imenso poder de manipulação;

- Comportamentos para chamar atenção (vou sumir, vou suicidar, lágrimas, escândalos etc);

- O extremismo da auto- piedade;

- O extremismo da arrogância;

- O orgulho de não querer ajuda;

- A facilidade de jogar um contra o outro. Cria divisão;

- Sempre haverá um fato que justifique seus erros;

- São espertos e querem a solução fácil e nas mãos. Imediatismo;

- Tudo tem que ser do jeito deles e na hora que eles querem. Centro de tudo;

- Entre outro...

(Na próxima formação, como tratar a dependência.)

Moisés Rocha é fundador da Comunidade Resgate, trabalha com acolhimento de dependentes químicos e é também um grande pregador da RCC. A missão fica em MG e os contatos podem ser feitos pelo fone:  (0x31)3772-4049 / 3771-9200, email: resgatejoaobatista@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário