18/10/2011

A vivência de espiritualidade constrói os santos


fotografia: sagradafamiliadejesus.blogspot.com

A vida de cristão só tem sentido se o objetivo for santificar-se durante o dia a dia, porque Deus é Santo e sua santidade nos atrai para também sermos sua imagem e semelhança.

A igreja é o caminho que nos faz ser um só com Cristo, Ele é a cabeça e nós somos os membros. Não tem sentido se a cabeça for branca, e o resto do corpo for de outra cor ou de outra estatura, assim não faz sentido ser cristão sem imitar o Cristo.

Se durante toda uma vida inteira alguém que caminha na igreja, não entender o que é viver uma vida espiritual, se não compreende o que é ter uma espiritualidade, penso que participou de um clube de amigos ou de um passa tempo, mas não entendeu o que significa ter uma religião.

A Renovação Carismática Católica tornou-se um grande movimento dentro da igreja, e que movimento maravilhoso!, onde foi capaz de renovar a fé de muitos e trazer de volta para a casa de Deus muitos filhos pródigos, inclusive eu.

De uns tempos para cá, infelizmente ela já não é mais a mesma. O espírito de pastoreio, de profetismo tem diminuído. A liderança que era sentida nos grupos de orações já não existe em sua maioria, é como se ao mesmo tempo existisse muitos pastores, o que confunde o povo. Mas tenho certeza que todo mal que Deus permite, é sempre por um bem maior. 

Porém, o pior de tudo ainda não é isto, é que deu-se um salto enorme em relação à artistas católicos no meio da Renovação, inclusive Padres. Eu me questiono se temos permissão para estas coisas já que Jesus pregou tanto a simplicidade, que quem quisesse o seguir deixasse tudo, primeiramente o seu ‘eu’.

A indústria da música católica é um risco muito grande para a perda de espiritualidade, não que a culpa seja da RCC, mas a maioria partiu de seu meio, embora não fosse este o objetivo. Como sabemos existe o joio e o trigo.

Devemos correr contra o tempo e ‘fabricar santos’ enquanto podemos, fazer resplandecer somente Aquele que é digno de ser exaltado, enquanto nós desaparecemos e diminuímos.

Fico muito feliz em ver como o Espírito Santo é providente, sempre enviando sinais, sempre abrindo caminho para a verdade. Começou com os grupos de orações e as novas comunidades. E agora algo mais ousado, águas ainda mais profundas através de comunidades como A Fraternidade O Caminho, Fraternidade Arca de Maria, a Toca de Assis, por exemplo, que abraçam a vida de pobreza, oração e a caridade com os mais necessitados, além de estarem fielmente ligados à verdadeira liturgia da nossa Madre igreja.

Assim, não podemos ser passivos e nem perder o senso crítico para nós mesmo. Não posso estar na igreja simplesmente para limpar minha consciência e dizer ‘sou cristão’. Se nem ao menos encontro um sentido para estar lá além da minhas necessidades.

Nossa vida deve ser uma oração que nos leva a amizade divina e humana, como diz Santa Teresa de Ávila. 

Não posso sair do mundo, e construir o meu mundo dentro de uma realidade que não me pertence. Não posso me aproximar de Cristo e não desejar me santificar para ser digno Dele. Esse objetivo tem sido um pouco esquecido dentro da igreja... O desejo da perfeição, não a que EU idealizo, e a que me é adequada. Mas qual será aquela que Deus me chama? Com certeza é a que me fará morrer para mim mesmo, para que Ele viva em mim. E isso será contínuo, a cada dia. Até o dia de nossa morte sempre teremos algo a deixar por Jesus.

Graça Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário