05/10/2011

Diga sim à vida, folia!


A Arquidiocese de Olinda e Recife promoveu no último Domingo, a caminhada Diga Sim à Vida, com o principal objetivo de denunciar a prática do aborto. A caminhada foi realizada numa das principais avenidas do Recife, a Av. Boa Viagem, onde conseguiu reunir aproximadamente cem mil pessoas, com a participação de 105 paróquias da Arquidiocese, além de não-católicos. 


Apesar da grande movimentação de pessoas e da animação, que contou com 5 trios elétricos, nenhuma demonstração de como anda a situação da Região Metropolitana do Recife em relação ao aborto, reflexão, palestra ou questionamento foram oferecidos. Faltou divulgar grupos ou movimentos para que as pessoas pudessem se engajar ou buscar ajuda.
Tenho certeza de que todos que participaram da caminhada foram com a intenção de dar seu testemunho à favor da vida, de mostrar que são contra o aborto, isso é que foi muito bonito e louvável. Mas se for colocada na balança, o que foi promovido pela caminhada, foi apenas um carnaval católico. Pelo que foi oferecido em nada acrescentou à consciência das pessoas em relação à urgência que é a causa Pró-vida, especialmente no Recife.

Segundo o CAM, Centro de Ajuda à Mulher, de São Paulo, o Recife é a capital que está em primeiro lugar em solicitações de aborto.
Estatísticas mostram que há um grande risco de vida para a mulher, seja por remédio ou intervenção cirúrgica. Além de ser crime, é uma crueldade de tamanho requinte, que, por meio dos métodos que são utilizados, rebaixa a dignidade do ser humano a um animal ou um ser qualquer.
Grande parte das pessoas que está determinada a praticar o aborto ao ter a consciência da crueldade de como ele é praticado, desistem de fazê-lo. Esta é uma demonstração de que a luta contra o aborto tem que ser ativa, tem que ser na prática porque muitas vezes apenas um diálogo, um momento de escuta pode salvar muitas vidas.
Foi perguntado a alguns padres, freiras e leigos que estavam participando da caminhada qual o projeto concreto que a Arquidiocese promove em defesa da vida. Apenas dois padres souberam responder. Um disse que existe a Casa da Gestante, localizada no bairro dos Curados, em Jaboatão dos Guararapes, cujo dirigente do projeto é o Pe. Rodrigo Maria. Outro respondeu a Pastoral da Família.
Ao fim de tudo, ninguém ouviu falar nos movimentos Pró-vida, o que eles fazem, qual seu depoimento sobre a realidade do aborto, as conseqüências para a vida da pessoa e da sociedade.
Dizer sim à vida é promovê-la e lutar pelos seus direitos. É tentar mostrar a violência oculta em propostas como a do aborto. É colocar em prática a luta pela dignidade dos excluídos,  como as dos nascituros. É uma vergonha ser promovida uma passeata deste porte e não realizar nenhuma proposta que promova a vida e nem demonstrar apoio aos que abraçam a causa.






Ajuda Gravidez indesejada: fone 081-9996-6605 / 88806605 / 88085673 / 96212654








Um dos métodos abortivos:



Para divulgar outros movimentos Pró-vida, enviar para faconova@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário