01/11/2010

2 de Novembro - Dia de Finados



"Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá." João 11,25



Porque Ele vive eu posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há. É o que diz uma bela música que cantamos em nossas celebrações. Porém, como anda realmente a nossa fé? Como enchergamos a morte? Como uma perda irreparável ou apenas uma passagem?  
O nosso humano, sempre teme o que não conhecemos, mas ao crermos na palavra de Deus,  buscando praticar nossa fé teremos força para proclamar Cristo Ressuscitado, Jesus que vence a morte e  faz nova todas as coisas.

A esperança não engana, diz São Paulo, devemos não titubear nos momentos difíceis, mas a cada dia buscar a fonte da vida, o alimento sólido e eficaz que é Jesus na Eucaristia e na palavra de Deus. Infeliz é aquele que busca sua paz em respostas humanas para todas as coisas, que deixa sua inquietude se adequar aquilo que mais  lhe convenha, que por não ser dócil aos mistérios de Deus acabam  enveredando por pastos que não são o do Bom Pastor.

Nossa mãe Igreja guarda e venera a memória de muitos santos e santas, para que aumentemos nossa fé. Como um grande exemplo temos Santa Tereza de Ávila, que deixou um belo testemunho de fé, na qual diz 'De tão alta vida espero, que morro porque não morro, vivo sem viver em mim'. Para nossa reflexão e crescimento espiritual, possamos meditar na vida destes que experimentaram um confiança e fé tão grande em Cristo, que como diz São Paulo na carta aos Romanos: nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8,37

Que o dia de finados possa trazer uma reflexão sobre a profundidade de nossa fé, para enxergarmos realmente em quem cremos, e a quem estamos seguindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário