09/05/2011

Meditações sobre Nossa Senhora


O segredo do Imaculado Coração de Maria



Por Irmão Tarcísio, + Fraternidade Arca de Maria +

Todo bom filho conhece o coração de sua mãe e alegra-se com isso. A Virgem Maria é a mãe de toda a cristandade e nos alegramos com isso. Porém, conhecemos realmente o coração dessa bondosa mãe? O que é o coração de Maria? Qual é a chave da leitura deste Imaculado Coração?

Desde seus primórdios a Igreja em sua liturgia, doutores e autores eclesiásticos vão haurir nas Sagradas Escrituras passagens referentes ao coração da Mãe de Deus, tais como: “Eu dormia, mas meu coração velava”; “Maria conservava todas essas coisas em seu coração”.

Percebemos que a devoção ao Coração da Santíssima Virgem tem suas raízes bíblicas, portanto não é algo novo ou desconhecido para a Santa Igreja. Contudo foram almas de predileção que aprofundaram essa via espiritual e tornaram-na mais popular; destacamos: Santa Matilde, Santa Brígida e Santa Gertrudes. Coube, porém, à São João Eudes ser o grande divulgador do culto publico desta devoção. Chegou a compor hinos, ofícios e fundou congregações para o Coração da Mãe de Deus.

Contudo é necessário explicar o mais claro possível o significado da expressão ”Coração de Maria”. Não estamos aqui fazendo uma referência ao seu coração de carne (órgão que bombeia sangue para todo o corpo) nem tão somente aos teus sentimentos, dores e alegrias (coração metafórico), mas indicamos sim o seu coração místico, ou melhor, sua intimidade de amar a Deus e à humanidade.

A Virgem Maria viveu de tal modo em Deus que todas as suas atividades eram plenas de amor. Ela viveu de amor, respirava amor, por isso o seu coração é o melhor símbolo para representar sua vida de intimidade e amor para com seu criador.

Maria Santíssima não só cumpriu a lei, mas toda a sua vida espiritual, deram plenitude a lei judaica (“Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”).

Maria guardava em seu coração segredos muito íntimos: o segredo de sua santidade, de sua maternidade divina, os privilégios extraordinários que o Pai celeste lhe havia concedido; o segredo de sua virgindade e de seu pleno e ardente amor a Deus.

Esses segredos ela guardava e deles gozava, na intimidade do seu coração, favorecendo assim toda a humanidade.

Mas como tomar parte deste misterioso e Imaculado Coração?

A resposta está na vida e nos escritos do grande arauto, apóstolo e teólogo do reino de Jesus em Maria: São Luís Maria Grignion de Montfort.

No seu mais célebre escrito (Tratado da verdadeira Devoção). São Luis ensina como alcançar este Imaculado Coração e o próprio Deus que está contido nele : “...colocai, lançai no seio e no coração de Maria, todas as vossas graças e virtudes...” Esse “lançai” que São Luiz fala, é o consagrar-se inteiramente, de modo total à Santíssima Virgem ( entregando nossos bens interiores e exteriores, as nossas boas obras...)

(...) pois: “ama-os por que se lhe consagraram inteiramente e se tornaram seu quinhão e sua herança”... e “ama-os porque é sua verdadeira mãe e uma mãe ama seus filhos frutos de suas entranhas.

Não foi em vão que Ela disse em Fátima/Portugal: “Meu Imaculado Coração será seu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”. Por outro lado muito pouco foi feito para que este tesouro de graças fosse conhecido e a Virgem continua a nos suplicar: “Meu Filho quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”.

Se queremos dar maior glória a Deus, crescer de graça em graça e salvar muitas almas, nos consagremos totalmente a esta boa mãe e assim seremos moldados nesta forma de Deus, que é seu Coração Imaculado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário