21/04/2011

Consciência sobre a idolatria



Por que a demonstração de fé diante de algumas pessoas é causa de gozação e até de repúdio? A falta de educação, de caridade, de zelo pelo meio ambiente e pelo bem estar do próximo, a imoralidade, são coisas mais fáceis de suportar que os preceitos que Deus nos ensinam a viver?

A idolatria pelas coisas mundanas faz com que a maioria das pessoas não suportem a religião gerando um estado de preguiça espiritual, por exigir um comportamento de doação e renúncia ao egoísmo, de sair do seu eu, de não viver apenas o seu mundinho, mas se associar à uma causa, onde o amor é gratuito e nos leva ter compromisso com o bem do outro.

Por sermos criaturas e filhos de Deus, por sermos dependentes da comunhão com Ele, tudo o que colocamos em Seu lugar passa a ser idolatria. Hoje em dia o culto ao EU, tem sido o grande buraco negro que tem engolido famílias, destruído muitas vidas e minado tudo o que Deus criou de puro e belo.

O livro da Sabedoria capítulo 14, fala das conseqüências da idolatria:

“Como se não bastasse terem errado acerca do conhecimento de Deus, embora passando a vida numa longa luta de ignorância, eles dão o nome de paz a um estado tão infeliz. Com efeito, sacrificando seus filhos, celebrando mistérios ocultos, ou entregando-se a orgias desenfreadas e religiões exóticas, eles já não guardam a honestidade nem na vida nem no casamento, mas um faz desaparecer o outro pelo ardil, ou o ultraja pelo adultério. Tudo está numa confusão completa – sangue, homicídio, furto, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade das uniões, adultérios e impudicícias – porque o culto de inomináveis ídolos é o começo, a causa e o fim de todo o mal.”



E quem serão estes ídolos que tem imperado em tantos corações e dominado mentes? O dinheiro? O sexo? A vaidade? O egoísmo? A moda? O culto a beleza? Pode-se concluir aqui um lista extensa, mas a consciência de cada um tem a melhor resposta.

Um coração livre é um coração que não tem apego e não vive preocupado em perder oportunidades, bens, posição, aparência, dinheiro, saúde etc. O grande medo da humanidade de perder é o que leva ao caminho da perdição espiritual, ou seja, que faz perder o único e verdadeiro bem que é Deus.

Por isso Jesus ensina, “quem quiser ganhar sua vida vai perdê-la, mas quem a perder por causa de Mim, irá ganhá-la.” Quem acreditar em suas palavras e seguir os seus preceitos, sua instrução, sua trilha, sua receita, estará seguro e protegido de si mesmo.

Já que a figura deste mundo é passageira e seus bens tão voláteis, vale pena parar para pensar qual o caminho que leva a verdade. Que verdade é essa? Será que é o que o mundo ensina e faz com que a maioria das pessoas aceitem e engulam? Será que o ser humano só merece o que trabalha? Será que sua vida com todos os seus dons e inteligência que Deus criou não passa deste chão que se pisa?

Não! Somos filhos de Deus, que nos fez para a vida, e vida eterna na sua paz e glória. Fomos criados para o céu; seres celestiais. Tudo o que nos fez é gratuito e por amor, independente das nossas forças e merecimento.

Em quem devemos acreditar no Criador ou na criatura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário