01/08/2011

Por que cada vez mais os adolescentes tem perdido a fé

Por María Olabarri

É frequente em colégios, onde se transmite formação cristã, que um bom número de alunos, quando chegam à adolescência, deixem de praticar sua fé.

Minha experiência de quase 30 anos como tutora de alunas de bacharelado, me tem ensinado, que a origem deste abandono não está principalmante no ambiente  que rodeam aos jovens ou na influência dos meios de comunicação. A causa fundamental são os próprios pais destes adolescentes.

Ainda que haja exceções, observo ano após ano que:

1- Geralmente deixam de praticar, os filhos dos pais que não a praticam.
2- A fé está bem arraigada naqueles alunos cujos pais são coerentes com sua fé e se tem empenhado na transmissão da vida cristã.

Talvez não vale a pena acrescentar mais a este artigo e deixar que quem leia reflita a estes descritos, oferecidos pela experiência. Se são pais da primeira educação, talvez se animem a tomar alguma decisão.

Nota:
Normalmente são casais que conservam a fé e buscam para seus filhos escolas católicas porém o ambiente familiar é indiferente. Se fala em Deus, mas não é vivido no ambiente familiar.
Aos pais compete em primeiro lugar transmitir a fé, e se comprova que delegar aos outros, como nos colégios, não se terá resultados satisfatórios. O colégio apenas colabora mas é incapaz de suprir os pais.

É impossível que uma criança creia que é importante ir à missa ao Domingo receber os sacramentos, quando vê que seus pais não põem em prática.
As crianças ouvem nos colégios: "Isto é muito importante". Quando vão para suas casas e não ouvem ninguém dizer 'Isto realmente é importante para nós', assim concluem, 'no colégio me ensinam a teoria, mas nem tudo que aprendo é necessário praticá-lo'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário