30/10/2010

O vaso rachado


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer. Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.
- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. 
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote:
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado ??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

Esse vaso rachado somos nós, cheios de imperfeições, mas o Senhor nos ama do jeito que somos e Ele que é fonte de toda sabedoria sabe servir-se até mesmo dos nossos defeitos. Basta que sejamos fiel no pouco, e o mais Ele mesmo fará.

25/10/2010

Somos pescadores de homens



"Caminhando ao longo do mar da Galiléia, Jesus, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: 'Vinde após mim, e vos farei pescadores de homens.' Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.  Mateus 4,18-20

 Jesus ao chamar Pedro e André, conhecia os seus problemas, seus planos e suas fraquezas. Mas os chamou porque queria que fizessem parte de algo maior, algo que iria muito além das suas dificuldades e limitações, um projeto vindo diretamente do Céu, sua Igreja que permanece até os dias de hoje e permanecerá para sempre.
 Também a  nós, Jesus continua a chamar para participar do seu projeto de amor. Se Pedro e André tivessem dito não ao Senhor, quantas coisas teriam deixadas de acontecer, quantas almas não teriam recebido a Jesus?
Todas as vezes que dizemos não ao serviço na Igreja e ao que ela necessita que façamos, estamos impedindo que algo maior aconteça.  Mas cada dia que o Senhor nos dá, é tempo de recomeçar. É tempo de dizer sim ao seu chamado, seja na nossa casa, no trabalho ou em nossa comunidade.
Que não percamos mais tempo com coisas que não merecem estar em primeiro lugar. A Igreja é viva, seus braços e suas pernas somos todos nós.   


24/10/2010

Retiro Semestral dos Salesianos Cooperadores



O oratório - Centro Juvenil Dom Bosco do Curado II, promoveu um retiro para os cooperadores e para a comunidade. Durante a programação foi rezado o terço meditado, foi promovido momento de aprofundamento espiritual com palestra e 'deserto' para reflexão do tema. Foi finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e encerramento com a Santa Missa. O lema do retiro foi "Façamos o bem enquanto há tempo".


Uma das história partilhadas foi 'VOCÊ É ESPECIAL'

Um famoso palestrante começou o seminário segurando uma nota
 de cem reais. Na sala, com muitas pessoas, ele perguntou:
-Alguém deseja esta nota de cem reais?
As mãos começaram rapidamente a se erguer. Ele disse:
-Eu darei esta nota a um de vocês. Contudo, antes deixem-me fazer isto.
Então, tomando a nota, amassou-a totalmente.
Em seguida perguntou de novo:
-Quem ainda quer eta nota?
Todos ergueram as mãos.
-Bem, disse o palestrante, e se eu fizer isto?
Pisou a nota propositadamente a sujou.
-E agora? Quem deseja esta nota imunda e amassada?
Sem titubear, todos ergueram as mãos.
-Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição:
não importa o que seja feito com esta nota, ela não perde o valor.
Sempre continuará valendo cem reais.

 Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados, sofremos por decisões
que tomamos ou pelas circunstâncias inevitáveis da vida. E, assim, ficamos nos sentindo
desvalorizados. Porém, não importa o que aconteceu ou acontecerá.
Jamais perdemos o nosso verdadeiro valor diante do Criador. 
Independente da situação, o preço de nossa vida permanece infinitamente 
grande: somos especiais, pois somos filhos e filhas de Deus Pai Criador.

Padre Nivaldo Luiz Pessinatti 






23/10/2010

Festa das Crianças


Por Isabella Brito




A Pastoral Familiar da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus promoveu a Festa das Crianças, na Escola Estadual Simon Bolívar, no Curado II. Foi uma manhã de muita diversão! Com corrida de saco, quebra-panela, campeonato de dominó, cama elástica... brincadeiras para todas as idades! E claro, muitos brinquedos para os vencedores, e pipoca e pirulito para manter essa energia. Iniciamos com a Santa Missa às 7h da manhã na Matriz (com a participação do Coral Infantil), e também dos catequistas e as crianças da Ação Missionária Infantil na organização do evento, que aconteceu dia 17 de outubro com início às 9h e foi até o meio-dia.

Agradecemos a Pastoral Familiar pela iniciativa, aos catequistas e a Ação Missionária pelo apoio, aos pais que levaram seus filhos e, claro, as 150 crianças que brincaram conosco, pois sem eles esta festa não teria sentido.


 







21/10/2010

'Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é a juventude santa' São João Bosco


  Inspirado em Dom Bosco e motivado por ele, nasceu um vasto movimento de pessoas e de ações com um único objetivo: trabalhar pelo bem de todos, sobretudo os jovens mais pobres e abandonados.

   O oratório Centro Juvenil Dom Bosco, localizado no loteamento São Francisco no bairro do Curado II, foi fundado em 04 de abril de 2004, por Maria Florentina de Moura, tia Lia, e Regina Sabino da Silva, tia Regina. Onde acolhe crianças carentes e em situação de risco, com pais envolvidos em drogas ou presos. Lá recebem aula de reforço, praticam esporte e são catequizadas. Possui atualmente 3 funcionários e 3 voluntários, atende 25 crianças de segunda à sexta e no fim de semana recebe em média 100 pessoas, entre jovens e crianças, para atividades recreativas como futebol e vôlei. Estas crianças chegam ao oratório por meio de visitas que são feitas às famílias três vezes ao ano em comunidades carentes, e suas famílias são acompanhadas mesmo após ingressarem no oratório.

   Foi construído, principalmente, com doações vindas da França pelo Padre Salesiano Antoni Rogger e também dos amigos do oratório. Seu principal objetivo é evangelizar as crianças e suas famílias, não só procurando atender suas necessidades materiais, mas levar a dignidade e formar cidadãos. Para Tia Lia sua maior dificuldade é conseguir atrair os pais para a igreja e evangelizá-los, pois ao confiarem no trabalho do oratório não procuram estar perto para participarem do que é oferecido aos seus filhos.

   Deixa um convite à toda comunidade para que participem deste trabalho tão rico que é se doar aos irmãos necessitados, principalmente do amor fraterno. Todos podem colaborar de diversas formas: montando peça teatral, formando coral ou de qualquer outra forma que venha contribuir para o crescimento das crianças e jovens. Faz um apelo para que a comunidade participe da Santa Missa oferecida à Nossa Senhora Auxiliadora que acontece todo dia 24, às 16h no próprio oratório.

   ‘DEVO FLORESCER ONDE DEUS ME PLANTOU’, é uma frase que inspira a vida de Tia Lia e que com sua vida vem transmitir à todos : “Somos chamados a servir, ninguém veio ao mundo à toa. Devemos seguir o exemplo de Maria, que é mãe e mestra, a primeira servidora.”





Informações : 3252-3816

20/10/2010

Debate na Tv Nova Nordeste com Padre Rodrigo

   Foi promovido um debate sobre aborto  pela Tv Nova Nordeste, canal 22, com participação de diferentes entidades inclusive da Igreja Católica, representada pela presença do nosso querido Padre Rodrigo, no dia 18 de outubro às 21:30.
   O aborto é um dos  temas que está fazendo muitos eleitores reavaliarem seu voto, o que gerou cobranças aos candidatos, especialmente aos da presidência da república. Graças à palavra de muitos sacerdotes e  leigos, a conscientização por parte da igreja fez a diferença nestas eleições.  Continuemos em oração por um mundo mais justo e que nossas ações sejam a confirmação daquilo que proclamamos ser.



  

13/10/2010

1º Evangeliza Show do grupo Fonte de Água Viva

  
   Com o objetivo de evangelizar e arrecadar fundos para a conclusão da 1ª Casa da Gestante na Arquidiocese de Olinda e Recife, o grupo de oração Fonte de Água viva da RCC, realizou no seu 9º aniversário um grande evento de evangelização, no qual promoveu recital infantil, peça de teatro e um show com a banda da Comunidade Shalom.
   Anacleide, coordenadora do grupo de oração informou que até o fim do ano tem o objetivo de promover o segundo evangeliza show, onde a Comunidade Shalom se comprometeu em retornar muito entusiasmada com o evento. O grupo de oração se reúne todos os Domingos às 19 horas e 30 minutos, na capela onde foi feito o show.   
    O evento aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças, na Av. 01 do Curado IV, no dia 10 de Outubro.












03/10/2010

Bingo realizado em prol do 11º ECC

   A equipe do Encontro de Casais com Cristo, promoveu um bingo com objetivo de arrecadar fundos para o 11º encontro, que está programado para acontecer em Novembro.  Foi um momento de descontração e de encontro familiar. O bingo aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças no dia 03 de outubro e os prêmios distribuídos aos ganhadores foram: um microondas, uma bicicleta, um micro system, um ventilador e um dvd.