21/10/2010

'Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é a juventude santa' São João Bosco


  Inspirado em Dom Bosco e motivado por ele, nasceu um vasto movimento de pessoas e de ações com um único objetivo: trabalhar pelo bem de todos, sobretudo os jovens mais pobres e abandonados.

   O oratório Centro Juvenil Dom Bosco, localizado no loteamento São Francisco no bairro do Curado II, foi fundado em 04 de abril de 2004, por Maria Florentina de Moura, tia Lia, e Regina Sabino da Silva, tia Regina. Onde acolhe crianças carentes e em situação de risco, com pais envolvidos em drogas ou presos. Lá recebem aula de reforço, praticam esporte e são catequizadas. Possui atualmente 3 funcionários e 3 voluntários, atende 25 crianças de segunda à sexta e no fim de semana recebe em média 100 pessoas, entre jovens e crianças, para atividades recreativas como futebol e vôlei. Estas crianças chegam ao oratório por meio de visitas que são feitas às famílias três vezes ao ano em comunidades carentes, e suas famílias são acompanhadas mesmo após ingressarem no oratório.

   Foi construído, principalmente, com doações vindas da França pelo Padre Salesiano Antoni Rogger e também dos amigos do oratório. Seu principal objetivo é evangelizar as crianças e suas famílias, não só procurando atender suas necessidades materiais, mas levar a dignidade e formar cidadãos. Para Tia Lia sua maior dificuldade é conseguir atrair os pais para a igreja e evangelizá-los, pois ao confiarem no trabalho do oratório não procuram estar perto para participarem do que é oferecido aos seus filhos.

   Deixa um convite à toda comunidade para que participem deste trabalho tão rico que é se doar aos irmãos necessitados, principalmente do amor fraterno. Todos podem colaborar de diversas formas: montando peça teatral, formando coral ou de qualquer outra forma que venha contribuir para o crescimento das crianças e jovens. Faz um apelo para que a comunidade participe da Santa Missa oferecida à Nossa Senhora Auxiliadora que acontece todo dia 24, às 16h no próprio oratório.

   ‘DEVO FLORESCER ONDE DEUS ME PLANTOU’, é uma frase que inspira a vida de Tia Lia e que com sua vida vem transmitir à todos : “Somos chamados a servir, ninguém veio ao mundo à toa. Devemos seguir o exemplo de Maria, que é mãe e mestra, a primeira servidora.”





Informações : 3252-3816

Um comentário:

  1. Parabéns Lia por este importante trabalho,como grande educadora a sra. presta um enorme serviço a sociedade. Com certeza estas crianças que hoje estão aí, terão futuros melhores das que não tiveram esta mesma oportunidade. Deus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoando e fortalecendo a todos que se doam nesta obra.

    ResponderExcluir