18/03/2010

PÓS ENCONTRO DO ECC E PALESTRA PARA A FAMÍLIA: PAIS, FILHOS E DROGAS


 O ECC (Encontro de Casais com Cristo), promoveu em seu Pós- encontro uma palestra para as famílias, o tema abordado foi ‘Pais, Filhos e Drogas’, um problema que não se trata mais de uma questão social devido a sua amplitude, mas se tornou questão de saúde pública, uma triste realidade que afeta muitos lares.

Participou da palestra o missionário Hamilton da Comunidade Boa Nova, com o tema na qual conhece bem, porque trabalha com  recuperação de viciados. Em sua palestra, informou que parentes dos jovens e adultos chegam em sua comunidade, muitas vezes sem saber até onde seus filhos estão envolvidos com as drogas. "Alguns familiares dos viciados, podem estar correndo risco de vida e não sabem". Citou também, casos em que o dependente químico rouba pertences de sua própria casa para poder comprar a droga. E apontou como deficiência dos pais a falta de preocupação em mudarem seus comportamentos e hábitos para poderem ajudar o filho a se recuperar.

Antes de aceitar um dependente químico em sua casa, Hamilton conversa com os pais e por questões de segurança, procura saber se o viciado tem alguma dívida de droga, caso tenha, ele só o aceita quando acertar a dívida. A casa da Comunidade Boa Nova fica na BR 101 sul – Comportas, o telefone é 3423-3030, onde abriga uma média de 25 pessoas, de maioria jovem. Durante os finais de semana promovem encontros e retiros com temas variados,  aberto à todos. Este trabalho existe há 20 anos, com 14 casas no nordeste. O mais velho recuperado esta há 12 anos sem consumir drogas e o mais novo está 3 anos.
A palestra aconteceu no dia 17 de março, após a missa da família que é realizada toda quarta-feira às 19:30hs na matriz do Sagrado Coração de Jesus. Hamilton palestrou com base na passagem do evangelho de Marcos Cap.5 que fala sobre "O possesso e os porcos” e deixou uma pergunta final: Jesus ou as porcarias?

Reflitamos sobre isso!

por Adriana Nunes, Capela de São José.

15/03/2010

1º EJC - ECONTRO DE JOVENS COM CRISTO


Nos dias 13,14 e 15 de Março, foi promovido por nossa paróquia o 1º EJC (Encontro de Jovens Com Cristo), sob a direção do Pe. Rodrigo Maria e organização do movimento do ECC (Encontro de Casais com Cristo), com participação de 97 jovens de nossa comunidade. O EJC é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador. O EJC tem como motivação única levar Cristo aos jovens, trazendo a eles uma mensagem de esperança em si própria, no próximo e em Deus, dando a oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor de Deus. A espiritualidade do encontro é baseada nos seguintes princípios: DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA E ORAÇÃO.

Rodolfo José de 23 anos, Davi Leal de 15 anos e Eliv L. Lins de 15 anos, também participaram do EJC e como muita alegria vem testemunhar o que este encontro significou e significa para suas vidas:

O que vocês esperavam que seria o EJC?

RODOLFO - Um encontro que promovesse o crescimento dos jovens encontristas, e é o que está acontecendo.

DAVID – Palestras chatas e o Padre falando o tempo todo.

ELIV – Que seriam três dias de brincadeiras e orações, eu quis participar esperando conhecer melhor a Cristo.

Hoje, para vocês, o que é o EJC?

RODOLFO - É verdadeiramente o encontro dos jovens com Jesus Cristo.

DAVID – É um encontro que traz uma verdadeira alegria para os jovens.

ELIV – Um pedacinho do Céu. Uma nova família foi formada, a família EJC. Agora sou bem mais feliz, conheço um pouco mais da vida de Cristo, frequento mais a igreja, fiz novas amizades. Estou muito feliz! Compreendo e sigo melhor as doutrinas da igreja.

Qual a mensagem que vocês deixam para os jovens que ainda não conhecem a vida em Cristo Jesus?

RODOLFO – A igreja só será jovem, quando o jovem for igreja.

DAVID – Jovem, sua vida só irá melhorar se incluir Cristo nela.

ELIV – Que se viver em Cristo for visto como um ‘sacrifício’, pense um pouquinho no que Jesus fez por nós, e daí tire sua conclusão, se conhecer a vida em Cristo será um sacrifício ou uma vitória... Para mim é uma VITÓRIA!

por Graça, Matriz do Sagrado Coração de Jesus